quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ACADÉMICOS DE ELVAS PEGARAM NA CORRIDA DOS BOMBEIROS

Os Bombeiros Voluntários de Elvas organizaram a segunda Corrida de Touros da feira de S. Mateus com o objectivo de adquirirem uma viatura de combate a incêndios urbanos. O público encheu metade das bancadas do Coliseu José Rondão Almeida para assistir a um espectáculo que era composto pelos cavaleiros Rui Salvador Luís Rouxinol e Sónia Matias, as pegas estavam a cargo dos Amadores de Tomar, Monforte e Académicos de Elvas, o curro eram seis imponentes touros da ganadaria Manuel Veiga.

Os Académicos de Elvas no terceiro touro da noite não tiveram a melhor sorte. Bernardo Dias foi à cara de um touro que sempre que sentia o forcado na cara parava-se e dava violentos derrotes. A pega só foi consumada à quinta tentativa já com o grupo a carregar as ajudas.

No último do espectáculo Paulo Barradas Maurício consumou a pega ao segundo intento contando com uma soberba primeira ajuda de Tadeu Lopes que foi chamado à arena para ser ovacionado junto de Sónia Matias e Paulo Barradas Maurício.

Os Amadores de Tomar consumaram ao primeiro e segundo intento e os Amadores de Monforte consumaram ambas as pegas à primeira tentativa.

A próxima Corrida dos Académicos de Elvas realiza-se no próximo dia 8 de Outubro às 21h30 no Coliseu de Elvas, um espectáculo que promete um interessante confronto entre Moura e Bastinhas com seis touros da ganadaria Passanha. O espectáculo comemora os 50 anos da empresa Delta.

Tiago Figueira

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

ACADÉMICOS DE ELVAS TIVERAM NOITE DURA E EMOCIONANTE

A primeira Grande Corrida de Touros da feira de S. Mateus teve lugar no imponente Coliseu elvense pelas 21h30 do passado sábado dia 17 de Setembro. A aficcion elvense compareceu e preencheu três quartos fortes das bancadas. O ambiente era de festa e espectativa pois o cartel prometia uma emocianante noite de touros, noite esta que foi abrilhantada pela Banda 14 de Janeiro de Elvas que presenteou o público com sumptuosos pasodobles.

Em praça estiveram os cavaleiros Joaquim Bastinhas, Victor Ribeiro, João Moura Caetano, Marcos Tenório e João Soller Garcia, os Grupos de Forcados Amadores de Évora e Académicos de Elvas para pegarem 5 touros da ganadaria Pégoras e um Passanha que foi lidado em último lugar a duo pelos dois cavaleiros elvenses Joaquim Bastinhas e seu filho Marcos Tenório.

O segundo touro da noite foi pegado à terceira tentativa por Afonso Bulhão Martins, nas duas primeiras tentativas o forcado sofreu diversos derrotes violentos e acabou por sair da cara do touro. Na terceira tentativa já de sesgo o grupo resolveu bem mostrando-se coeso e firme a ajudar.

À cara do quarto touro foi chamado o forcado elvense Joaquim Guerra que deu todas as vantagens ao touro, citou bonito com calma e classe, recuou e reuniu bem, aguentou dois derrotes fortíssimos e depois uma longa viagem sozinho na cara do touro em virtude deste ter fugido aos ajudas. Foi assim consumada ao primeiro intento uma grande pega com muita emoção que fez levantar todo o público presente para aplaudir o forcado dos Académicos de Elvas.

A última pega da noite foi efectuada por David Barradas a um touro da ganadaria Passanha citou bem e mandou no touro, momentos após a reunião o touro caiu e deu a volta por cima do experiente forcado elvense que se aguentou com valentia até à chegada dos ajudas. A lamentar profundamente a grave lesão de David Barradas, que na sequência desta pega fracturou o perónio, teve de ser transportado para o Hospital de Elvas e sujeito a uma intervênção cirurgica na terça-feira no Hospital de Coimbra, aqui fica o desejo de uma rápida recuperação para este grande forcado fundador do Grupo de Forcados Amadores Académicos de Elvas.

As restantes pegas a cargo do Grupo de Foracados Amadores de Évora foram consumadas ao terceiro, primeiro e segundo intento.

Amanhã pelas 22h00 realiza-se a segunda Corrida do S. Mateus no Coliseu da Cidade de Elvas, com os cavaleiros Rui Salvador, Luís Rouxinol e Sónia Matias, forcados de Tomar, Monforte e Académicos de Elvas, lidam-se seis poderosos touros da ganadaria Manuel Veiga.

Informa-se também que o Grupo de Forcados Amadores Académicos de Elvas possui uma tertúlia no recinto da feira de S. Mateus em Elvas e convida todos os elvenses e visitantes do S. Mateus a comparecerem este espaço e ver as várias fotografias expostas que ditam a sua história.

Tiago Figueira