terça-feira, 1 de junho de 2010

História dos Académicos de Elvas

O início do Grupo de Forcados Amadores Académicos de Elvas remonta ao ano 2000, alguns amigos residentes na zona de Elvas juntaram-se para pegar uns novilhos e desde logo surgiu a ideia de se formar um Grupo de Forcados na cidade de Elvas.

A primeira apresentação do Grupo ao público foi meses mais tarde, dia 10 de Junho de 2000 na Praça de Touros da Terrugem, pegaram-se 4 novilhos das Ganadarias Goes e Brito Limpo, nesse espectáculo o Grupo contava apenas com 11 elementos, saiu a Cabo Ivan Nabeiro que nos dias que correm continua a assumir os comandos do Grupo. O nome de Académicos surgiu pelo facto de todos os fundadores serem estudantes aquando da formação do Grupo.

Ao longo dos anos foram ingressando mais elementos, amigos de fundadores e outros que pelo enorme gosto que tinham pela Festa Brava e de pegar Touros se juntaram e em pouco tempo faziam parte desta vasta família.

Até ao dia 2 de Julho de 2004 o Grupo utilizou jaquetas em tons de verde escuro, nesta data na Praça de Touros do Montijo foi a ultima Corrida com as referidas jaquetas, as novas jaquetas, que são as actuais, tiveram a sua estreia um mês depois num dos grandes momentos do Grupo.

Foi em Agosto de 2004 numa importante digressão ao arquipélago dos Açores, nomeadamente à Ilha da Graciosa, onde se realizaram duas Grandes Corridas de Touros, com touros das Ganadarias açorianas Ezequiel Rodrigues e Irmãos Toste.

Outra data marcante na história do Grupo foi a Gala de inauguração do Coliseu de Elvas no dia 28 de Setembro de 2006 onde num interessante espectáculo se pegou um touro Lopo Carvalho em directo para a RTP 1. Este Coliseu foi muito importante para o Grupo pois antes da sua existência as Corridas em Elvas eram escassas e realizadas em Praças desmontáveis. Logo após a Gala de inauguração realizou-se a primeira Corrida de Touros no Coliseu de Elvas e meses mais tarde a 1ª Corrida da RTP Sul os Académicos de Elvas fizeram parte integrante de ambas.

No dia 10 de Julho de 2008 acontece a tão esperada estreia na capital mundial do toureio a cavalo, a X Corrida TVI, teve um sabor especial pois foi a estreia do Grupo na Monumental Praça de Touros do Campo Pequeno conjugada com a Alternativa do Cavaleiro Marcos Tenório pois tanto ele como seu pai Joaquim Bastinhas são grandes amigos do Grupo e de todos os elementos, merecendo também eles um grande apreço por parte dos Académicos de Elvas.

Na presente época comemoram-se os bonitos 10 anos de existência, o início da época ficou marcado pela realização de uma grande digressão à Venezuela, o Grupo actuou na “XLI Feria Internacional del Sol 2010”, uma feira com grande tradição taurina e onde os únicos portugueses que nela participaram foram o Cavaleiro Marcos Tenório e o Grupo de Forcados A. Académicos de Elvas.

Actualmente o Grupo tem 32 elementos e uma grande ambição para fazer mais e melhor, sempre dentro das suas possibilidades, pois um dos motivos do crescimento ao longo destes 10 anos tem sido ter vontade de crescer não depressa mas crescer bem e sustentadamente.



Tiago Figueira

1 comentário:

Anónimo disse...

pequena mas muito bonita!!!