quarta-feira, 28 de março de 2012

FORCADOS ELVENSES TRIUNFARAM EM CASA

Realizou-se no passado domingo pelas 16h00 um grandioso festival taurino no Coliseu de Elvas, organizado pelos Bombeiros Voluntários de Elvas, onde os lucros revertiam a favor dos mesmos, o público preencheu meia praça.
O cartel foi composto pelos cavaleiros Rui Salvador, Luís Rouxinol, Sónia Matias, António Brito Pães, Marcelo Mendes e Salgueiro da Costa que substituiu o seu pai, João Salgueiro, que estava anunciado no cartel mas que devido a uma lesão não pôde atuar neste espetáculo. Estiveram presentes três Grupos de Forcados do Norte Alentejo, respetivamente, Portalegre, Monforte e Académicos de Elvas. Lidaram-se seis magníficos touros das famosas ganadarias Sommer d’Andrade, Brito Paes, Herdeiros de Conde Cabral, Ortigão Costa, Ascensão Vaz e Canas Vigouroux.
No terceiro touro da tarde, um Ascensão Vaz, Bruno Bandeiras na primeira tentativa adiantou-se um pouco e não conseguiu reunir. Ao segundo intento o valoroso forcado elvense que tinha brindado a sua sorte ao público presente, emendou-se e com muita garra fechou-se bem de braços e pernas aguentando assim a viagem até à chegada dos ajudas.
O último touro do espetáculo era da ganadaria Sommer d’Andrade, Bernardo Dias que brindou aos elementos dos Bombeiros Voluntários de Elvas, pegou ao primeiro intento com muita calma e experiência, citou bonito e mandou no touro, recuou bem e fechou-se na perfeição, aguentou um forte derrote e depois o grupo ajudou com grande coesão e firmeza. Consumando sem sombra de dúvidas a pega da tarde. Eduardo Sabogas rabejou com classe os dois touros dos Académicos de Elvas.
No dia anterior o forcado elvense Bernardo Dias, que atravessa um excelente momento de forma, venceu também um concurso de pegas que se realizou em Cabeço de Vide e onde competiram os Grupos de Forcados do Norte Alentejo.
O Grupo de Portalegre consumou à segunda e terceira tentativas, e o Grupo de Monforte pegou os dois touros ao segundo intento.
No próximo fim-de-semana os Académicos deslocam-se a Barrancos no sábado e a Santa Eulália no Domingo.

Tiago Figueira

Sem comentários: