quarta-feira, 31 de março de 2010

Forcados Académicos de Elvas em Évora e Veiros



O Grupo de Forcados Amadores Académicos de Elvas actuaram no passado fim de semana em dois importantes eventos da tauromaquia nacional.
No Sábado rumaram à cidade de Évora para participar na 3ª edição da Festa do Forcado, Roberto Ameixa e Luís Machado foram os nomeados elvenses para disputar, a par de todos os Grupos da Associação Nacional de Grupos de Forcados, o Concurso de Cernelhas, apesar do bom desempenho da dupla elvense os vencedores foram os dois elementos do Grupo de Forcados Amadores de Alter do Chão.
Na tarde de Domingo os Académicos de Elvas integraram o cartel do Festival Taurino que se realizou em Veiros. Praça completamente cheia para assistir a um espectáculo composto por importantes nomes da Tauromaquia nacional como João Moura, Joaquim Bastinhas, António Ribeiro Telles, Francisco Cortes, Marcos Tenório e Miguel Moura, as pegas estavam a cargo dos Grupos de Setúbal, Monforte e Académicos de Elvas, os touros pertenciam às Ganadarias João Moura e Sommer d’Andrade.
Ao terceiro touro da tarde foi chamado à cara Paulo Barradas Maurício que com calma soube mandar no touro, fechou-se com garra à barbela e aguentou três violentos derrotes até chegarem as ajudas. Uma nota muito positiva para este jovem Forcado elvense, de apenas 16 anos de idade, que concretizou uma linda pega à primeira tentativa.
O último do Festival foi um novilho lidado por Miguel Moura, à cara foi André Bandeiras que também teve de aguentar alguns derrotes até as ajudas chegarem coesas e fortes para resolverem mais uma boa pega ao primeiro intento.
Quanto ao resto das pegas, o Grupo de Setúbal pegou à primeira e à terceira, já o Grupo de Monforte concretizou as pegas que lhe cabiam ao primeiro e segundo intento.
Mais uma boa prestação de Grupo de Forcados Académicos de Elvas que esta época celebra o seu décimo aniversário.
De salientar ainda que os Académicos de Elvas foram novamente contratados esta época para actuarem na Venezuela, a digressão enquadra-se num certame taurino que decorrerá entre 9 e 12 de Setembro em Tovar (Mérida) e será a segunda este ano em terras sul americanas.

Tiago Figueira

3 comentários:

Anónimo disse...

podiam formar um grupo de forcados juvenis de elvas.
se nao a gente tambem quere pegar e nao podemos !!!

Notícias curiosas de Elvas disse...

Video carregado com novo formato sem paragens.

Fico triste é com a reportagem da Radio Elvas, 65 fotografias e apenas uma do Gonçalo e nenhuma do Tiago, que foi completamente ignorado!!!

http://www.radioelvas.com/album1254.html

Notícias curiosas de Elvas disse...

Video carregado com novo formato sem paragens.

Fico triste é com a reportagem da Radio Elvas, 65 fotografias e apenas uma do Gonçalo e nenhuma do Tiago, que foi completamente ignorado!!!

http://www.radioelvas.com/album1254.html