segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Académicos de Elvas actuaram em Urrós (Mogadouro)

Na longínqua localidade de Urrós em Trás-os-Montes, realizou-se uma Monumental Corrida de Touros mista, no passado sábado dia 14 do corrente mês.
Os cavaleiros participantes foram Joaquim Bastinhas, Marcos Tenório e o venezuelano José Luís Rodriguez, lidou dois touros a pé o matador de touros Salvador Ruano. Quanto à forcadagem, pegou em solitário o Grupo de Forcados Amadores Académicos de Elvas os três imponentes touros da consagrada Ganadaria Luís Rocha.
O primeiro touro da tarde foi pegado ao primeiro intento por Afonso Bulhão Martins. Um touro que se arrancou de largo obrigando o Grupo a recebe-lo muito próximo das tábuas.
O segundo da tarde era um bonito touro com 505 quilos e que pediu contas ao Grupo, o Forcado da cara foi Paulo Barradas Maurício que consumou a pega ao quarto intento, contou com uma excelente primeira ajuda de Luís Cachola.
No último do espectáculo o Cabo dos Académicos de Elvas, Ivan Nabeiro, decidiu que o Grupo pegaria o touro de cernelha. Uma pega diferente que caiu em desuso, mas não menos bonita e emocionante que a de caras. Para rabejar foi chamado Tiago Mimoso e o cernelheiro foi António Patrício, tiveram uma entrada em falso, mas momentos depois com o touro bem encabrestado entraram ambos no momento certo e efectuaram uma emocionante pega de cernelha.
A próxima Corrida de Touros dos Académicos de Elvas realiza-se no dia 27 de Agosto em Lagoa.

Tiago Figueira

3 comentários:

Notícias curiosas de Elvas disse...

Parabéns ao Grupo e em especial ao Bulhão Martins, ao Paulo Maurício, e à dupla Tiago Mimoso/António Patrício!

Têm que levar o Cau Jácome Abreu e Silva mais vezes e comprar-lhe uma câmara de filmar, que ele manda-me o filme por correio e eu subo-o meu canal do youtube!

Ora vejam lá este "mimo" da Rádio Elvas e o tempo dedicado ao conjunto dos Grupos e ao 2.º touro...

http://www.youtube.com/watch?v=6IfVaCKaaJ0

Enfim a Rádio continua a ser deles!

Representações Fronteira disse...

Figueira tens de corrigir cernelhador para cernelheiro.

O amigo Cau Abreu e Silva não tem ido as corridas porque se encontra em Marrocos se não de certeza que aparecia mais vezes.

Bernardo Dias

Acúrcio Afonso Marcos disse...

Assisti à Tourada em Urrós e testemunho que foram inteiramente merecidos os aplausos dedicados aos toureiros e forcados por uma praça cheia de aficionados.
Há imagens das pegas dos forcados de Elvas (a de cernelha e a que originou quatro tentativas) e são espectaculares. Se quiserem terei todo o prazer em enviá-las.

Acúrcio Afonso Marcos
afomarcos@gmail.com