segunda-feira, 9 de agosto de 2010

ACADÉMICOS DE ELVAS PEGARAM NO CAMPO PEQUENO E CABECEIRAS DE BASTO

Campo Pequeno


No dia 5 de Agosto o Grupo de Forcados Académicos de Elvas regressou pelo terceiro ano consecutivo à principal Praça portuguesa, numa Corrida de Touros em homenagem ao emigrante que foi transmitida em directo pela TVI.

Casa completamente cheia para assistir a um cartel que era composto pelos Cavaleiros Joaquim Bastinhas, Ana Batista, Marcos Tenório e Isabel Ramos, três Grupos de Forcados para pegar os seis bonitos touros da Ganadaria David Ribeiro Telles, Real Grupo de Forcados Amadores de Moura, Académicos de Elvas e Redondo.

No primeiro touro dos Académicos de Elvas foi à cara Tiago Caldeira Fernandes que à primeira tentativa consumou uma bonita pega em que recuou e reuniu bem, contou com boas ajudas do restante Grupo.

Ao quinto touro da noite Gonçalo Machado voltou a brilhar e mais uma vez, juntamente com Marcos Tenório, recebeu forte ovação de todo o público presente. Uma pega onde o touro exigiu uma reunião dura, Gonçalo Machado recebeu excelente primeira ajuda do seu irmão Luís Machado, com as segundas e terceiras ajudas a fechar bem e coesas a consumarem ao primeiro intento.

As restantes pegas foram todas ao primeiro intento à excepção da primeira da noite em que o Cabo do Grupo de Moura consumou à segunda tentativa.

Mais uma excelente prestação dos Forcados elvenses na capital mundial do toureio a cavalo, desta vez com bastante visibilidade devido à cobertura televisiva da TVI, levando o nome de Elvas ao topo da tauromaquia nacional.

Cabeceiras de Basto

A localidade minhota de Cabeceiras de Bastos recebeu no Domingo dia 8 de Agosto uma Grandiosa Corrida de Touros composta pelos cavaleiros Joaquim Bastinhas, Marcos Tenório e Verónica Cabaço, em praça os Grupos de Forcados Amadores de Cascais e Académicos de Elvas para pegar os seis touros de Sommer d’Andrade.

Tiago Figueira pegou o segundo touro da tarde à primeira tentativa com boas ajudas de todo o Grupo.

O quarto Touro foi pegado por Francisco Mestre que com vontade aguentou parte da viagem fechado apenas com o braço direito.

O último touro da tarde tinha uma grave deficiência visual causando alguns problemas a André Bandeiras que com garra e ambição consumou a pega ao quarto intento.

As duas primeiras pegas a cargo do Grupo de Cascais foram consumadas ao primeiro intento e a última à quinta tentativa.

No próximo sábado dia 14 de Agosto os Académicos de Elvas deslocam-se novamente ao norte do país, desta vez à localidade de Urrós (Mogadouro), para pegarem mais uma Corrida desta importante e simbólica época.

Tiago Figueira

3 comentários:

Notícias curiosas de Elvas disse...

Urrós é Mogadouro, não Modadouro, como foi escrito!

Um abraço!

Tiago Figueira disse...

Obrigado pelo reparo, foi lapso meu.

Um abraço

Anónimo disse...

Meus filhos parabens a todos pela boa epoca.Espero que continuem assim. Já ando a mecher os cordelhinhos pa fazer uma corrida em Terras Africa (devia ser bonito) heheheheh. Grande abraço a todos. Manzinhas