terça-feira, 18 de maio de 2010

ACADÉMICOS PEGARAM EM ELVAS E PONTE DO ROL

Elvas 14/05/2010

Dia 14 de Maio pelas 21h30, Elvas preparava-se para receber um importante espectáculo taurino a favor da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Elvas. Com o Coliseu bem composto, o público esperava uma agradável noite de touros.
Pegaram-se seis touros da ganadaria José Luís Vasconcellos e Sousa d’Andrade, três dos quais para serem pegados pelos Académicos de Elvas.
Ao segundo touro foi à cara o forcado João Sequeira, que fez tudo correctamente e efectuou uma pega eficaz ao primeiro intento sem dificuldades.
No quarto da noite foi a vez de Afonso Bulhão Martins enfrentar o touro, o forcado citou e recuou muito bem, foi bem ajudado e assim concretizou a pega da noite, novamente à primeira tentativa. De lamentar a lesão de Gonçalo Machado que ao dar segundas ajudas foi ferido por uma bandarilha na zona do abdómen, tendo sido de imediato transportado para o Hospital de Santa Luzia onde foi sujeito a uma intervenção cirurgia, neste momento o jovem elvense já teve alta e encontra-se em recuperação.
No último do espectáculo Jorge Nazaré pegou ao segundo intento, recebeu uma boa primeira ajuda de Nuno Vidinha, o touro foi rabejado por Roberto Ameixa.
As restantes pegas realizadas pelo Grupo de Forcados Amadores de Portalegre foram todas consumadas ao segundo intento.
Neste Festival o jovem amador Mateus Prieto prestou provas de Cavaleiro Praticante.


Ponte do Rol 15/05/2010

Numa tarde de Sábado com muito vento em Ponte do Rol assistiu-se a um Grandioso Festival Taurino de homenagem ao Maestro José Júlio que comemorou 51 anos de Alternativa.
Foram lidados 7 touros das Ganadarias Dias Coutinho, Jorge Carvalho e Felicidade Dias, 4 deles a cavalo pelos Cavaleiros Joaquim Bastinhas, Sónia Matias, Marcos Tenório e Marcelo Mendes e os restantes 3 a pé pelos toureiros José Júlio (anfitrião da tarde), Sanchez Vara e Júlio Antunes.
Na primeira pega a cargo dos Académicos de Elvas o forcado da cara foi Roberto Ameixa, fez uma boa pega a um touro manso que na lide a cavalo se defendeu junto das trincheiras, e para a pega arrancou de largo tendo o Forcado aguentado a reunião dura e consumado uma boa pega ao primeiro intento, o rabejar deste touro ficou a cargo de Tiago Mimoso.
Ao segundo touro dos Forcados elvenses, foi chamado pelo Cabo dos Académicos, o forcado Bernardo Dias que depois de se fechar bem, consumou a pega ao segundo intento, coube a André Bandeiras rabejar. Nesta pega saiu lesionado Luís Machado que teve de ser transportado para o Hospital após ter dado uma aparatosa queda onde bateu com a cabeça no chão ficando sem conseguir fazer qualquer tipo de movimento nos membros, o jovem elvense teve alta no próprio dia e encontra-se bem.
Os restantes novilhos foram pegados pelo Grupo de Forcados Amadores de Alenquer também à segunda e primeira tentativa.


E assim terminou um fim-de-semana que correu muito bem ao Grupo de Forcados Amadores Académicos de Elvas. Duas corridas, cinco touros, cinco boas pegas concretizadas à primeira e segunda tentativas. Boas escolhas e opções por parte do Cabo dos Académicos, Ivan Nabeiro, que conhecendo os homens que comanda, sabe as qualidades de cada um, nomeando-os no momento certo ao touro certo.
Todos os forcados dos Académicos de Elvas estão de parabéns pelo seu desempenho brilhante, fruto de muito sacrifício e abnegação que este Grupo de amigos tem e se reflecte nestes êxitos alcançados.

Tiago Figueira

Sem comentários: