terça-feira, 21 de junho de 2011

ACADÉMICOS DE ELVAS ACTUARAM NO CADAVAL

Na tarde do passado domingo dia 19, os Académicos de Elvas deslocaram-se à simpática localidade do Cadaval no Oeste de Portugal, onde se deu lugar à 1ª Grande Corrida de Touros da Pêra Rocha do Oeste, os lucros deste espectáculo reverteram a favor da Cruz Vermelha daquela localidade.

O cartel apresentava-se com grande presença elvense, pois os cavaleiros foram Joaquim Bastinhas, Marcos Tenório e Marcelo Mendes, quanto aos forcados o Grupo do Ribatejo, Académicos de Elvas e Amadores de Alenquer pegaram um curro composto por seis poderosos touros da ganadaria Felicidade Dias.

A actuação dos forcados elvenses começou no segundo touro da tarde, um exemplar de Felicidade Dias com 450 quilos e cinco anos de idade, durante a lide mostrou-se manso e reservado, buscando sempre as tábuas, para ir à cara do touro foi chamado Paulo Barradas Maurício que ao citar nos médios e dando todas as vantagens ao seu oponente, este arrancou de imediato e levou todo o grupo até às tábuas, local onde com violência consegue retirar o forcado da cara. À segunda tentativa o touro arrancou novamente de largo mas desta vez a pega foi consumada com êxito.

O quinto touro com 470 quilos e quatro anos de idade, foi pegado por Gonçalo Machado que ao sofrer um primeiro derrote violentíssimo nunca desistiu e com garra sempre acreditou, chegou a tocar com os pés no rabo do touro mas conseguiu emendar-se e voltar a fechar-se correctamente, após este violento derrote o touro desequilibrou-se e caiu na arena já com o forcado elvense fechado à barbela, uma pega invulgar que foi bastante aplaudida pelo público presente.

As restantes pegas foram à primeira e terceira tentativas pelo Grupo do Ribatejo e os Amadores de Alenquer consumaram ao primeiro e segundo intentos. O prémio da melhor pega foi atribuído ao Grupo de Forcados Amadores do Ribatejo.

Tiago Figueira

Sem comentários: