quarta-feira, 3 de agosto de 2011

ACADÉMICOS DE ELVAS TRIUNFARAM NA LOURINHÃ

Pelas 22h15 do passado sábado realizou-se na localidade da Lourinhã a Grandiosa Corrida de Touros do Emigrante, a praça encontrava-se completamente cheia numa noite agradável em que se verificou não só uma excelente afluência do público lourinhanense mas também de muitos emigrantes portugueses que quiseram estar presentes na homenagem que lhes era prestada.

Joaquim Bastinhas, Marcos Tenório e Marcelo Mendes disputavam entre si o Troféu da Associação Cultural e Social da Marteleira que foi entregue a Marcelo Mendes pela melhor lide realizada no espectáculo. Quanto aos Forcados, disputava-se o troféu da melhor pega entre os Académicos de Elvas, Amadores de Alenquer e Amadores de Arruda dos Vinhos, sendo os Académicos de Elvas os vencedores do referido troféu. Pegaram-se seis bonitos touros da ganadaria Luís de Sousa Cabral.

O primeiro touro da noite foi pegado à primeira tentativa pelo jovem forcado elvense André Bandeiras, que com muita calma e classe citou e recebeu bem o touro fechando-se com muita garra e decisão aguentando um derrote forte antes da chegada das ajudas, consumando assim uma pega bastante emotiva que viria a ser contemplada com o troféu da melhor pega da noite.

António Guerra foi o forcado escolhido pelo Cabo dos Académicos de Elvas para pegar o quarto touro da Corrida, na primeira e segunda tentativas recuou pouco e não conseguiu reunir correctamente com o touro que se arrancava com pata. À terceira tentativa e já noutros terreno conseguiu consumar a pega com as ajudas mais firmes e coesas.

No próximo fim-de-semana o Grupo de Forcados Amadores Académicos de Elvas actua na sexta-feira dia 5 no Redondo, na 47ª Grande Corrida da TV que será transmitida em directo na RTP 1. No domingo dia 7 os Forcados elvenses rumam até Nave de Haver (Almeida) para pegarem dois touros numa importante Corrida de Touros inserida nas festas daquela localidade raiana.

Tiago Figueira

Sem comentários: