segunda-feira, 20 de setembro de 2010

CORRIDA DOS 10 ANOS DOS ACADÉMICOS DE ELVAS

Na primeira Corrida do S. Mateus, que decorreu no passado sábado, comemorou-se os dez anos de existência do Grupo de Forcados Amadores Académicos de Elvas.
Com uma excelente entrada de público o Coliseu José Rondão de Almeida engalanou-se para receber os cavaleiros Joaquim Bastinhas, Rui Salvador, Vítor Ribeiro, João Moura Caetano e Marcos Tenório, seis imponentes e bem apresentados touros da famosa Ganadaria alentejana Murteira Grave, pegaram em solitário os Académicos de Elvas. O último touro foi lidado a duo pelos dois cavaleiros elvenses Joaquim Bastinhas e Marcos Tenório, pai e filho.
Para abrir praça foi chamado à cara do primeiro touro da noite o experiente Forcado David Barradas que sem complicar consumou à primeira sem dificuldades de maior e com boas ajudas do Grupo.
Para o segundo da noite foi Gonçalo Machado, que nas duas primeiras tentativas sofreu fortes derrotes, à terceira consumou com o Grupo mais coeso e firme a ajudar.
O terceiro da noite foi pegado à primeira tentativa por Roberto Ameixa, que recuou e reuniu na perfeição, tendo-se fechado bem de braços e pernas e foi muito bem ajudado.
Joaquim Guerra pegou o quarto touro ao primeiro intento, uma grande pega que teve a colaboração dos seus dois irmãos, José Guerra na primeira ajuda e António Guerra a rabejar.
A quinta pega da noite foi consumada à segunda tentativa por Tiago Caldeira Fernandes, na primeira tentativa saiu da cara do touro após aguentar uma violenta viagem antes da chegada dos ajudas, ao segundo intento consumou com boas ajudas do grupo a um touro que apenas parou nas tábuas.
O último da noite foi pegado pelo Forcado fundador Pedro Pimenta que se fechou com vontade e garra resolvendo à primeira.
Uma noite importante que vai ficar escrita na História deste Grupo de Forcados e amigos, entre os Forcados actuais e alguns já retirados que quiseram estar presentes neste momento importante fardaram-se 44 elementos.
Após esta fabulosa noite os Forcados elvenses estão de parabéns não só pelos seus dez anos de existência mas também pelo fantástico desempenho nesta noite de Touros em Elvas.
Na próxima sexta-feira dia 24, vão actuar novamente em Elvas na segunda Corrida do S. Mateus, pegando dois touros da Ganadaria Infante da Câmara numa Corrida de homenagem a José Conceição, Forcado elvense que foi gravemente colhido à uns anos na execução de uma pega quando actuava no Grupo de Forcados Amadores de S. Manços.


Tiago Figueira

Sem comentários: