segunda-feira, 27 de setembro de 2010

FORCADOS ELVENSES ENCERRARAM TEMPORADA EM ELVAS

A segunda Corrida de Touros do S. Mateus realizou-se na passada sexta-feira no Coliseu José Rondão Almeida, com três quartos fortes de entradas os lucros reverteram para os Bombeiros Voluntários de Elvas.
O momento da noite foi sem dúvida uma merecida e sentida homenagem que se prestou ao Forcado elvense José Conceição que em 2001 foi gravemente ferido por um touro enquanto executava uma pega pelo Grupo de S. Manços. Momento este que emocionou todos os presentes que aplaudiram de pé o José Conceição, enquanto este no centro da arena, também emocionado, agradecia.
O cartel da Corrida era composto por António Ribeiro Telles, Luís Rouxinol e Sónia Matias, pegaram os Grupos de Forcados Amadores de Tomar, S. Manços e Académicos de Elvas, foi lidado um curro de 6 bem apresentados novilhos/touros da Ganadaria Infante da Câmara.
O terceiro touro da noite foi pegado à primeira tentativa por Tiago Mimoso que brindou a sua sorte ao seu primo, o homenageado José Conceição. O Forcado elvense aguentou uma viagem dura, até à chegada dos ajudas, a um touro que apenas parou de bater junto às tábuas.
O último touro da noite saiu muito manso e praticamente não se mexeu durante a lide de Sónia Matias, que a muito custo e com a entrada em terrenos de compromisso apenas conseguiu colocar 2 ferros compridos e 2 curtos. Perante estas dificuldades o Forcado Tadeu Lopes foi à cara do touro com as ajudas mais carregadas que o normal, a pega foi consumada ao primeiro intento, após o touro derrubar quase todos os ajudas e o Forcado da cara aguentar bem fechado de braços e pernas.
Queria aproveitar para dar os parabéns ao Maestro e a todos os elementos da Banda 14 de Janeiro de Elvas pelas soberbas e brilhantes actuações com que presentearam os aficionados que assistiram às duas Corridas do S. Mateus.
Esta época terminou para o Grupo de Forcados Amadores Académicos de Elvas, foi uma época marcante não só pelos triunfos obtidos nas melhores Praças nacionais e mundiais, nomeadamente as duas digressões à Venezuela, e as actuações em três espectáculos televisionados, mas também pelo seu décimo aniversário e pelos 20 espectáculos realizados que fizeram dos Académicos de Elvas um dos Grupos de Forcados com mais actuações a nível nacional.

Tiago Figueira

1 comentário:

Anónimo disse...

meus filhos parabéns pela boa temporada que fizeram 20 corridas não é para todos é muito bom e ainda por cima ninguem se magou tambem e importante. Agora senão tiver nada pa fazer podem sempre ir jogar rugby heheheheh pa manter a forma.
Um grande abraço para todos

manzinhas