segunda-feira, 22 de agosto de 2011

FORCADOS ELVENSES PEGARAM EM CABECEIRAS DE BASTO, URRÓS E PÓVOA E MEADAS

CABECEIRAS DE BASTO

No passado Domingo dia 14 de Agosto, o Grupo de Forcados Amadores Académicos de Elvas deslocou-se à longínqua localidade de Cabeceiras de Basto. Nesta localidade minhota decorreu uma Corrida de Touros onde actuaram os cavaleiros Joaquim Bastinhas, José Manuel Duarte e Marcos Tenório, os Grupos de Forcados Amadores de Tomar e Académicos de Elvas estiveram encarregados de pegar os seis bonitos touros da ganadaria S. Marcos que proporcionaram um bom espectáculo às mais de duas mil pessoas presentes.
O segundo touro do espectáculo foi pegado à segunda tentativa por André Bandeiras, o forcado elvense ao segundo intento teve grande mérito e garra ao aguentar fortes derrotes até à chegada dos ajudas.
Luís Pimenta fez o seu debute nas arenas ao pegar o quarto touro da tarde ao primeiro intento, apesar da estreia em praça o jovem forcado manteve-se calmo e com muita correcção consumou uma bonita pega.
Ao último touro da Corrida foi chamado à cara Bruno Bandeiras que na primeira tentativa teve o infortúnio de sofrer uma violenta reunião que o tirou da cara do touro antes da chegada do restante Grupo, à segunda tentativa com serenidade templou e mandou no touro, reuniu muito bem, beneficiou de uma excelente primeira ajuda de Jorge Nazaré e assim se consumou a última pega deste espectáculo.

URRÓS

Um dia após o espectáculo supracitado os Académicos de Elvas mantiveram-se pelo Norte do país, desta vez para actuarem num espectáculo em Trás-os-Montes na localidade de Urrós (Mogadouro).
Pelas 17h30 do feriado da Assunção de Maria iniciava-se então a Monumental Corrida de Touros da localidade de Urrós, em praça os cavaleiros Joaquim Bastinhas, Marcos Tenório e Maria Mira, as pegas estiveram a cargo dos Académicos de Elvas que pegaram em solitário os cinco imponentes toiros da ganadaria Eng. Luís Rocha.
O primeiro touro foi pegado por Gonçalo Machado à segunda tentativa com algumas dificuldades em virtude da falta de vista do touro, o que levou a que o experiente forcado elvense superasse essas mesmas dificuldades falando muito e puxando o touro à voz, recuou bem e com grande mérito consumou ao segundo intento.
O novo Cabo dos Académicos de Elvas, António Patrício, chamou para pegar o segundo touro, o forcado Afonso Bulhão Martins que à primeira tentativa após reunir com o touro este desviou de todo o grupo e o forcado saiu antes dos ajudas chegarem, ao segundo intento a reunião foi boa e desta vez o touro entrou pelo restante grupo que ajudou com firmeza e vontade, consumando assim a segunda pega do espectáculo.
Luís Machado pegou o terceiro touro ao terceiro intento, após duas tentativas o grupo ajudou mais em cima e o forcado elvense conseguiu fechar-se bem na cara do touro.
No quarto touro da tarde o experiente forcado David Barradas abriu o peito ao touro e praticamente sem recuar consumou ao primeiro intento após uma reunião dura.
Paulo Barradas Maurício não conseguiu pegar ao primeiro intento mas na tentativa seguinte com muita calma recuou com classe e encheu a cara ao touro consumando assim à segunda tentativa.

PÓVOA E MEADAS

Na passada sexta-feira dia 19 de Agosto os Académicos de Elvas deslocaram-se à localidade de Póvoa e Meadas. O cartel era composto por Francisco Cortes, Joana Andrade e Maria Mira, os Académicos de Elvas pegaram em solitário cinco novilhos-touros da ganadaria Santa Maria. O público preencheu ¾ da castiça praça daquela localidade norte-alentejana.
O primeiro touro foi pegado por Roberto Ameixa que sem complicar se fechou na perfeição na cara do touro e consumou ao primeiro intento.
Luís Pimenta deu todas as vantagens ao segundo touro que se arrancou de largo, o forcado conseguiu reunir bem e aguentou um forte derrote até à chegada dos ajudas, consumou à primeira.
No terceiro touro da noite Afonso Bulhão Martins aguentou vários derrotes e beneficiou de uma excelente primeira ajuda de Tiago Garcia.
Francisco Mestre esteve correcto à frente do quarto touro, recuou bem e foi bem ajudado por todo o Grupo também consumou à primeira.
O último touro do espectáculo foi pegado por João Miguel Ribeiro que mandou sempre no touro com um cite imponente e bonito, fechou-se bem de braços e pernas e mais uma vez os Académicos consumaram uma bonita pega ao primeiro intento.

No próximo sábado dia 27 o Grupo de Forcados Académicos de Elvas vai deslocar-se à Figueira da Foz para integrar o cartel de uma das mais importantes Corridas da presente época, o espectáculo vai ser transmitido em directo na RTP 1.

Tiago Figueira

Sem comentários: