terça-feira, 30 de agosto de 2011

PRÉMIOS DA CORRIDA DA RTP PARA ELVAS

A 6ª Grande Corrida RTP – Rádio teve lugar no Coliseu Figueirense no passado sábado dia 27 de Agosto, a praça cheia esperava uma agradável noite de touros transmitida em directo pela RTP 1, que tinha como protagonistas os cavaleiros Joaquim Bastinhas, Luís Rouxinol, José M. Duarte, Gonçalo Fernandes, Tomás Pinto e João M. Branco, para pegar os bravos e imponentes touros da ganadaria Manuel Assunção Coimbra, estavam presentes o Grupo de Forcados Amadores de Tomar e os Académicos de Elvas.
A abrir praça esteve o experiente e carismático cavaleiro elvense Joaquim Bastinhas que desenvolveu uma lide com brilho, toureando com verdade e emoção, cravando ferros ao estribo e desenhando bem as sortes, aproveitando da melhor forma o touro, terminou com um notável par de bandarilhas que fez vibrar o público que no fim da lide se levantou para presentear Joaquim Bastinhas com uma monumental ovação. Esta extraordinária lide permitiu ao cavaleiro de Elvas vencer o prémio da melhor lide concedido pela Casa do Pessoal da RTP.
Quanto à forcadagem, a noite foi dura mas recheada de boas pegas, os touros Coimbra saíram a pedir contas mas os forcados responderam com valentia e coragem e a noite foi de triunfo.
O segundo touro da noite tinha 500 kg, era gravito e bem apresentado, à cara foi chamado David Barradas, após duas tentativas em que o touro não se deixava tourear e arrancava sempre de largo e solto, ao terceiro intento o forcado elvense recuou bem e reuniu com muita dureza, foi muito bem ajudado pelo primeira ajuda António Patrício e após muitos e violentos derrotes o grupo fechou com grande mérito para o terceira ajuda Filipe Oliveira.
Tiago Caldeira Fernandes pegou o quarto touro com 490 kg, à primeira tentativa após uma boa reunião e agressiva viagem o touro tirou a cara junto às tábuas e a pega não foi consumada. Já no segundo intento Tiago Caldeira Fernandes mandou no touro e aguentou com grande garra uma atribulada viagem até às tábuas, António Patrício e Tiago Mimoso estiveram enormes nas segundas ajudas e os terceiras ajudas fecharam coesos. Esta linda pega valeu ao Grupo de Forcados Amadores Académicos de Elvas o troféu RTP para a melhor pega.
O quinto touro do espectáculo foi pegado ao primeiro intento por Roberto Ameixa que esteve perfeito à frente do touro, reuniu bem e beneficiou de grande ajuda de todo o Grupo com destaque para a terceira ajuda de Diogo Jeremias.
Dinis Guerra rabejou com classe os três touros que couberam aos Académicos de Elvas.
O grupo de Forcados Amadores de Tomar pegou dois touros à primeira e um à terceira.
Excelente prestação dos protagonistas elvenses nesta Grande Corrida de Touros dando grande projecção à cidade de Elvas ganhando os dois troféus em disputa num espectáculo transmitido em directo para a RTP 1.

Tiago Figueira

Sem comentários: